terça-feira, 27 de outubro de 2015

Tentar & Merecer


Em minhas reuniões de equipe sempre reagi a pessoas que utilizavam o verbo tentar. Acho que irritei alguns, mas o verbo tentar é muito perigoso.

Minha afirmação chave era que o tentar não pressupõe ação. Tente dar um grito! Invariavelmente ninguém gritava e eu confirmava, não o fez, se caso alguém viesse a gritar eu diria, você o fez. Onde o tentar entra nessa história?

Afirmar que vai tentar, a mim mais parece o início da construção de uma desculpa.

Tentar, quando muito, é parte do planejar. Na operação preocupe-se em fazer. A honra está na vitória ou na derrota e creia a vida de ambas é muito curta, logo esquecida. Não há honra onde não há luta.

Essa lógica nos leva ao merecer. Uma vez ouvindo o Bernardinho falar, ele afirmou muitas vezes coisas sobre o merecer. Creio que é um sentimento único, somente nós sabemos se merecemos, somente nós sabemos se de fato lutamos...

Merecer é uma construção pessoal de dignidade.

Minha ideia sempre foi que façamos por merecer. Em uma equipe se todos fizerem por merecer a equipe será muito mais forte.


Tenho saudades das equipes com as quais trabalhei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário