segunda-feira, 21 de março de 2016

Olhe para o Caminho


Várias vezes, em busca de aventuras, decidi conhecer lugares onde poucos haviam chegado, onde o inusitado estaria presente. Nessas empreitadas defino sempre uma meta ousada pois assim a coisa fica muito mais emocionante...

Minha preocupação principal não é a meta ou o objetivo final da viagem, mas o caminho que devo percorrer pois, ele sim, exige conhecimento, habilidade, ferramentas e muita disposição para com o imponderável.

Há milênios Confúcio falou, “eu direcionei minha vontade ao caminho”, talvez tenha ele buscado dizer que devemos respeito ao caminho e desta forma precisamos priorizá-lo, mas, perguntaria um cético: “de que vale o caminho senão atingirmos a meta?” Não há porque responder essa pergunta, pois é, com certeza, impossível atingir-se a meta sem se concentrar no caminho. Não é opcional.

A expectativa e a vontade de atingir uma meta vencendo todos os obstáculos passa antes pela expectativa e vontade de se preparar para o embate e, aí sim, enfrentar, agora preparado, o caminho. Portanto, preparar-se também não é opcional.

O mundo corporativo carece e por isso busca incessantemente pessoas preparadas ou dispostas a se preparar, para percorrer os caminhos respeitando os obstáculos, procurando formas de neutralizá-los ou contorna-los atingindo a tão almejada meta.

Uma dica importante que vem do mundo corporativo é a divisão da meta primária em metas secundárias e sequenciais. Quando definimos uma meta, transformamos essa em um sem números de tarefas, metas secundárias, visíveis todo o tempo e o conjunto torna a meta primária próxima e palpável.

É uma boa forma de encarar um terreno inóspito e desconhecido. Quando nosso objetivo está fora de nosso campo de visão ou em uma distância tal que fixá-lo pode ser contraproducente, torna-se importante estabelecer os passos e tratá-los de forma independente de acordo com sua exigência e grau de dificuldade.

A soma dos passos assertivos dados em direção a meta permitirá o sucesso da empreitada.


Fique de olho no caminho e o atingimento da meta será o coroamento de um esforço concentrado e competente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário